Interpretação de texto - 6º ano
[...]
Um
dia, Sá Leontina, minha patroa, me pediu pra encher uma cabaça d’água, daí a
pouco ela ia principiar a janta. Eu aproveitei, garrei minha varinha, ranquei
meia dúzia de minhoca, quem sabe não pegava uma traíra pra reforçar a bóia?
-
Pegou?
-
Escuta só. Isquei o anzol e joguei n’água, naquele poço ali bem adiante. Antes,
bati a ponta da vara na flor d’água uma porção de vez. – assim, ó! - que é pra chamar os peixe. Esperei. Daí a
pouco, a primeira beliscada. Mordidinha à-toa, coisa de piaba ou acará.
Liguei não, até achei bom. Atrás deles é
que a trairama vem.
-
E veio?
-
Quá o quê! Veio mas foi coisa muito diferente.
-
O quê que foi? [...]
-
Na hora, assim no flagrante do susto, eu nem compreendi direito, só via a água
rebojando. No centro do rodamundo,
aquela coisa preta, um troço que nem tora de pau. [...] Quando vi, já tava
rezando pro São Bento, pedindo urgente proteção contra o monstro. [...]
-
Que bicho era?
-
Pois o senhor não sabe que São Bento é o protetor da gente e da criação contra
cobra? E era uma sucuriju como nunca vi nesses meus quase setenta anos de vida.
Nem quero ver de novo. Deus me livre e guarde! [...]
Olavo Romano.
Minas e seus casos. São Paulo: Ática,
1984. p23.
Estudo do texto:
1.
Quem está narrando a estória?
R.
_______________________________________________________________________________
2.
O que aconteceu quando o pescador jogou o anzol na água?
R.
_______________________________________________________________________________
3.
Qual o tipo de peixe que o pescador queria pegar?
R.
_______________________________________________________________________________
4.
O que o pescador realmente pegou?
R._______________________________________________________________________________
Produção de texto:
1.
Os pescadores são famosos por suas estórias “exageradas e
mentirosas”. Você conhece alguma outra estória contada por pescador? Imagine
que você é um pescador contador de estórias.
Invente e escreva uma estória de pescador.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Estudo da língua:
1.
Retire do texto duas palavras escritas de forma diferente
da encontrada no dicionário.
R._______________________________________________________________________________
2.
Retire do texto uma palavra que deveria estar no plural.
R._______________________________________________________________________________
3.
O que caracteriza a fala do pescador do texto? Podemos considerar essa variedade da fala
como “errada”?
R.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário