Beatriz Teixeira de Salles
Quando os pais
querem que eles façam alguma coisa, lá vem o discurso: “Você já é bem grandinho”;
mas quando não querem liberá-los para ir a algum lugar ou fazer determinada
coisa, falam: “Você ainda é muito novo, não pode!” Afinal, são muito novos ou
já cresceram? Esse é apenas um exemplo da dificuldade de ser pré-adolescente,
ou melhor, de quase adolescente, pois
o termo pré-adolescência não é reconhecido cientificamente.
Eles
estão na faixa entre 10 e 13 anos, vivem uma enorme diferença de maturação, não só sexual
quanto psicológica, entre meninos e meninas e até dentro do mesmo sexo, e vivem
entre a alegria infantil da falta de responsabilidade e a tão sonhada adolescência,
quando algumas “regalias” do mundo adulto lhes são permitidas.
Em
conversa com Thiago, 12 anos, Isabella, 12, Cecília, 11, e Frederico, 10, a
gente pode ver um pouco do perfil dessa moçada que vive nesse hiato entre a infância
e a adolescência.
Eles
mesmos admitem que, dependendo da situação, sentem-se crianças ou adolescentes.
“Às vezes me incomoda ver que ir sozinha ao shopping, não posso. Mas, se quero
brincar de boneca, eles falam que já sou grande”, conta Isabella.
Para
Fernanda, a preocupação dos pais se divide entre a ameaça da violência real e
um pouco de neura. “Os pais são muito imaginativos, só pensam que coisas ruins
vão acontecer”, emenda Thiago. Frederico se queixa de não poder ir a reuniões
de grupo sozinho, Cecília não tem autorização para andar de ônibus sozinha e
por aí vai. Porém, todos reconhecem que “dá para entender” a preocupação dos
pais e que, levando em conta a forma como foram criados, hoje são até liberais.
Estado
de Minas, Caderno Feminino. Belo Horizonte, 14 maio 2000, p. 10.(Fragmento).
VOCABULÁRIO:
dualidade: de duas fases que se
confundem
maturação: desenvolvimento
hiato: intervalo
Estudo
do Texto:
1.
No segundo parágrafo, a jornalista fala da “tão sonhada adolescência”. Por que a
adolescência é, para os pré-adolescentes, um sonho, um desejo?
R. _________________________________________________________________________
b) Em que situações
os pais consideram que o ou a pré-adolescente já não é mais criança?
R. _________________________________________________________________________
a) Porque há
realmente a ameaça da violência.
b) Porque eles já
sabem cuidar de si.
c) Porque imaginam
mais perigos do que os que realmente existem.
d) Porque eles já
são responsáveis por seus atos.
4.
Os pré-adolescentes se referem à forma como os pais foram
criados no último parágrafo do texto.
R.
_________________________________________________________________________
b) Qual das alternativas abaixo
expressa a opinião dos e das pré-adolescentes do texto? Marque um X na resposta.
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